segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Particularidades e Convergências da Cura De Bartimeu Nos Evangelhos Sinóticos da Bíblia e a Perseverança

Tempo de leitura: 5 minutos

As particularidades e convergências contidas nas narrativas do milagre ocorrido com o cego Bartimeu, nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), ressaltam que a vitória está no final do “caminho” chamado perseverança.

Eis uma das características dos vencedores: perseverança. Os que desanimam nunca sentirão o gozo do sucesso.

Bartimeu, com toda sua deficiência, creu, perseverou e alcançou o que mais desejava em sua vida – a visão. Jesus está atento aos clamores regados com fé e perseverança; irá dispensar completa atenção e atender orações de pessoas dispostas a lutarem incansavelmente por seus objetivos (Lucas 11.9,10).

TEXTO: LUCAS 18.35-43

E aconteceu que, chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus, o Nazareno, passava. Então, clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi tem misericórdia de mim! Então, Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.

1) As particularidades do evento

MATEUS (Mateus 20.29-34)

E, saindo eles de Jericó, seguiu-o grande multidão. E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós. E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós. E Jesus, parando, chamou-os e disse: Que quereis que vos faça? Disseram-lhe eles: Senhor, que os nossos olhos sejam abertos. Então, Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.

1.1- Descreve a existência de mais um cego no ocorrido (v-30),

1.2- Destaca o sentimento que comoveu o Senhor a operar o milagre (v- 34),

1.3- Este sentimento fez com que Cristo operasse poderosos milagres:

  1. a) O leproso (Marcos 1.40,41),
  2. b) Uma multidão de enfermos (Mateus 14.14),
  3. c) Uma viúva em Naim (Lucas 7.13).                                                     

MARCOS (Marcos 10.46-52)

“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto ao caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar e a dizer: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.”

1.4- O único que registra o nome do cego (v- 46),

1.5- Enfatiza a ação de Bartimeu quando foi ter com Jesus (v- 50).                                                               

LUCAS (Lucas 18.35-43)

“E aconteceu que, chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus, o Nazareno, passava. Então, clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então, Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.”

1.6- Revela a pergunta ansiosa de Bartimeu (v- 36),

2) As convergências do evento

2.1- O clamor de Bartimeu (Mateus 20.30), (Marcos 10.47), (Lucas 18.38),

2.2- A dificuldade a ser vencida (Mateus 20.31), (Marcos 10.48), (Lucas 18.39),

2.3- A prova da perseverança (Mateus 20.31), (Marcos 10.48), (Lucas 18.39),

2.4- A pergunta de Jesus (Mateus 20.32), (Marcos 10.52), (Lucas 18.41),

2.5- A benção alcançada (Mateus 20.34), (Marcos 10.52), (Lucas 18.43).

Tudo é possível àquele que crê!  A fé associada a uma perseverança que não varia com as circunstâncias destravará milagres.

Adversidades sempre existirão. Resolva logo isto em sua vida.

O que vai fazer de fato a diferença será a maneira como você está disposto a lutar!

Você terá problemas interiores, como Bartimeu tinha vários. Terá também dificuldades exteriores, como a multidão diante de Bartimeu e pessoas o repreendendo para fazê-lo parar e deste modo enterrar os seus sonhos.

Entretanto, a perseverança de Bartimeu diante de todos estes fatores destravou o seu milagre!

Leia também o estudo bíblico sobre o propósito de Deus para sua vida e complemente seus estudos.

Confira um estudo completo sobre vencer as lutas espirituais através das armas de efésios 6.

Continue firme na luta! Enfrente as adversidades com fé, perseverança e um bom ânimo. Aprenda com sabedoria tudo o que Deus está lhe ensinando no meio disto tudo. Está é uma bagagem valiosa para o resto da viagem!

O post Particularidades e Convergências da Cura De Bartimeu Nos Evangelhos Sinóticos da Bíblia e a Perseverança apareceu primeiro em Estudos Bíblicos Evangélicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário